Reabertura de leitos é uma das previsões do plano do Ministério da Saúde para reestruturar hospitais federais (Matheus Brasil/MS/Divulgação)
Continua após publicidade
O Ministério da Saúde trabalha para reabrir cerca de mil leitos em 2025 nos hospitais federais de Bonsucesso (HFB), do Andaraí (HFA) e Cardoso Fontes (HFCF).
De acordo com o plano para reestruturar as três unidades na capital fluminense, a previsão é que as primeiras enfermarias sejam reativadas ainda em janeiro.
Juntos, os hospitais do Andaraí e Cardoso Fontes planejam a reabertura de 700 leitos. Já o de Bonsucesso, de 300 leitos.
A reestruturação, iniciada em julho, passa por obras de infraestrutura, abastecimento e readequação dos espaços.
“(A) reabertura já passa fazer uma diferença absurda para a cidade do Rio de Janeiro”, afirma Teresa Vannucci, diretora do Departamento de Gestão Hospitalar do Rio de Janeiro (DGH-RJ).
Continua após a publicidade
Depois de reparos nos prédios, contratação de pessoal e compra de equipamentos, também há previsão de reabertura das emergências dos hospitais.
“A população pode esperar mais leitos, mais atendimentos e ampliação dos serviços”, diz Vannucci.
Entre as ações mais recentes está a contratação de funcionários que vão atuar em funções como nutricionistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.