A solidão tem se tornado um problema crescente na sociedade moderna, afetando tanto adolescentes quanto adultos. Identificar os sinais precoces e agir de forma adequada pode fazer toda a diferença na qualidade de vida das pessoas.
A psicóloga Dorli Kamkhag, da Universidade de São Paulo (USP), disse em uma entrevista ao programa Meio e Saúde Sinais Vitais que existem sinais marcantes que indicam quando uma pessoa está entrando em um estado de solidão problemática. “A pessoa começa a se isolar, este é um primeiro sinal”, afirma a especialista.
Exercícios reduzem sintomas de ansiedade e depressão após o parto “Sem a nossa inteligência, não existe IA”, diz Monja Coen ao Kalil Estudo global revela quase 700 variações genéticas relacionadas à depressão Sinais em adolescentes
Para os adolescentes, os sinais podem ser mais sutis e facilmente confundidos com comportamentos típicos da idade. Kamkhag alerta: “O adolescente tem uma vida própria, é normal ele querer ficar mais no quarto ou estar nas tribos de amigos, mas você começa a perceber mudanças mais drásticas”.
Alguns sinais de alerta incluem:
Faltar às aulas sem o conhecimento dos pais;Não realizar provas escolares;Passar tempo excessivo em sites da internet;Não sair do quarto por longos períodos;Mudanças nos hábitos alimentares;Possível desenvolvimento de compulsões.A importância da presença dos pais
A psicóloga enfatiza o papel crucial dos pais nesse processo “é bom que o filho cresça e é difícil adolescentar. Mas os adolescentes também pedem para os pais: me olhem”. Ela ressalta que, mesmo que os jovens busquem liberdade, eles necessitam de pais presentes e que estabeleçam limites.
Monja Coen, líder espiritual convidada para o programa, complementa a discussão alertando sobre os perigos do mundo digital: “Tem muitas coisas terríveis acontecendo, inclusive com crianças”. Ela menciona casos como o da “Baleia Azul”, destacando a importância da vigilância parental sobre as atividades online dos filhos.
Estratégias para combater a solidão
As especialistas sugerem algumas estratégias para fortalecer os laços familiares e combater a solidão:
Realizar pelo menos uma refeição diária em família;Conversar sobre o dia a dia, especialmente sobre aprendizados;Estimular conexões entre o conhecimento adquirido e sua aplicação prática;Mudar a perspectiva do estudo, valorizando o prazer do conhecimento além das notas. Os textos gerados por inteligência artificial na Meio e Saúde Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da Meio e Saúde. Clique aqui para saber mais.
FONTE: Meio e Saúde