Close Menu

    Inscreva-se para novidades

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Obesidade está ligada a mais de 1 em cada 10 casos de câncer, diz estudo

    11 de Agosto, 2026

    Nova pílula para emagrecer recebe mais uma aprovação e ganha o mercado internacional

    11 de Agosto, 2026

    ‘Intestino faminto’: estudo identifica tipo de obesidade que dobra efeito de ‘caneta emagrecedora’

    10 de Agosto, 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Meio e Saúde
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Home
    • Notícias
    • Câncer de Mama
    • Câncer de Próstata
    • Covid19
    • Diabetes
    • Obesidade
    • Sobre Nós
    • Contato
    Meio e Saúde
    Home»Últimas»Até mortalidade precoce: as razões para evitar – ou abandonar – os ultraprocessados
    Últimas

    Até mortalidade precoce: as razões para evitar – ou abandonar – os ultraprocessados

    meioesaudeBy meioesaude1 de Maio, 2025Sem comentários4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email



    Um estudo publicado nesta segunda-feira, 28, apontou que o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados está associado a um maior risco de morte prematura, acendendo um alerta sobre o risco cada vez mais evidente de ingerir esse tipo de comida. 

    De acordo com os dados, publicados no American Journal of Preventive Medicine, à medida que o consumo aumenta, cresce também o risco de fatalidades por quaisquer causas. A proporção é a seguinte: cada 10% de incremento na ingestão de ultraprocessados faz aumentar em 3% o risco de óbito entre as idades de 30 e 69 anos. 

    Os resultados foram obtidos por pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo, o Nupens. Para chegar a essa conclusão, eles avaliaram estudos conduzidos em 8 países diferentes, numa somatória de mais de 240 mil indivíduos investigados. 

    + LEIA TAMBÉM: Os 5 principais erros de quem toma creatina

    O Nupens tem tradição no estudo de ultraprocessados. No início dos anos 2000 eles foram os pioneiros nessa área de pesquisa ao criar a classificação Nova de alimentos, que fez com que especialistas em todo o mundo deixassem de olhar apenas para o conteúdo nutricional da comida, para avaliar também o seu nível de processamento industrial. 

    Continua após a publicidade

    Desde que isso foi feito, uma variedade de pesquisas apontou os perigos associados ao consumo desse tipo de alimento. O maior estudo sobre o tema foi publicado em 2024, e ele aponta que entre todos os ultraprocessados, tipos específicos estão relacionados a um maior risco de morte por qualquer causa: as carnes processadas, como os nuggets, as bebidas açucaradas, como os refrigerantes, e as sobremesas à base de laticínios. 

    Mas não para por aí. Embora a morte seja a última consequência, essa ingestão também está associada a outros efeitos negativos: um estudo na Nature Medicine aponta que as bebidas açucaradas, sozinhas, são responsáveis por um em cada dez casos de diabetes do tipo 2 em todo o mundo. Outra investigação do Nupens, também publicada em 2025, ainda mostrou uma associação entre a ingestão desse tipo de comida e a incidência de depressão no Brasil. 

    Trabalhos de outros locais do mundo também mostram uma relação com eventos cardiovasculares, ansiedade, distúrbios alimentares e doenças neurológicas. No Brasil, cerca de 20% das calorias consumidas vêm dessa categoria – em países como os Estados Unidos o número pode passar dos 50%.

    Continua após a publicidade

    + LEIA TAMBÉM: Mounjaro: chegada às farmácias é antecipada. Saiba data e preço final

    Apesar dos dados, é preciso ressaltar que a maioria dos estudos são de associação, ou seja, eles não dizem exatamente que os ultraprocessados causam essa doença. O que afirmam é que pessoas que comem mais esse tipo de comida, costumam ser mais afetadas por essas condições do que quem não come – o que significa que outros fatores, como aspectos de saúde e comportamentais podem ser a causa. 

    Quais são as classificações adotadas pelo sistema Nova?

    O sistema Nova adota quatro classificações diferentes para os alimentos, de acordo com o nível de processamento. São eles:

    Continua após a publicidade

    In natura: alimentos acessados da maneira como saem da natureza. Exemplo: sementes, frutas, folhas e raízes. 
    Ingredientes culinários processados: são substâncias extraídas de alimentos do primeiro grupo por procedimentos físicos como prensagem, centrifugação e concentração. Exemplo: azeite, manteiga e açúcar. 
    Alimentos processados: são itens do primeiro grupo (in natura e minimamente processados) modificados por processos industriais relativamente simples e que poderiam ser realizados em ambiente doméstico. Exemplo: legumes em conserva, frutas em caldas, queijos e pães artesanais. 
    Alimentos ultraprocessados: são formulações de substâncias obtidas por meio do fracionamento de alimentos do primeiro grupo, frequentemente adicionados de corantes, aromatizantes e emulsificantes. Ex.: refrigerantes, bebidas lácteas, margarina, salgadinhos de pacote, cereais matinais e salsichas. 

    Compartilhe essa matéria via:



    FONTE: Meio e Saúde

    abandonar até evitar mortalidade para precoce razões Ultraprocessados
    meioesaude
    • Website

    Relacionados

    Nova pílula para emagrecer recebe mais uma aprovação e ganha o mercado internacional

    11 de Agosto, 2026

    Primeira vacina de RNA para gripe da história recebe aprovação para uso

    10 de Agosto, 2026

    Nova caneta de semaglutida nacional já tem data para chegar ao mercado e definição de preço

    7 de Agosto, 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Não Perca
    Câncer de Mama

    Obesidade está ligada a mais de 1 em cada 10 casos de câncer, diz estudo

    By meioesaude11 de Agosto, 20260

    Ler Resumo Um novo estudo alemão revela que mais de 1 em cada 10 casos…

    Nova pílula para emagrecer recebe mais uma aprovação e ganha o mercado internacional

    11 de Agosto, 2026

    ‘Intestino faminto’: estudo identifica tipo de obesidade que dobra efeito de ‘caneta emagrecedora’

    10 de Agosto, 2026

    Primeira vacina de RNA para gripe da história recebe aprovação para uso

    10 de Agosto, 2026
    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    Últimas

    Obesidade está ligada a mais de 1 em cada 10 casos de câncer, diz estudo

    11 de Agosto, 2026

    Nova pílula para emagrecer recebe mais uma aprovação e ganha o mercado internacional

    11 de Agosto, 2026

    ‘Intestino faminto’: estudo identifica tipo de obesidade que dobra efeito de ‘caneta emagrecedora’

    10 de Agosto, 2026

    Primeira vacina de RNA para gripe da história recebe aprovação para uso

    10 de Agosto, 2026

    Inscreva-se

    Fique por dentro das atualizações

    Demo
    Meio e Saúde
    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.