Quer melhorar suas chances de ter uma boa noite de sono? Esta ideia pode realmente surpreendê-lo, diz a especialista em distúrbios comportamentais do sono Michelle Drerup.
“Parece contraintuitivo, eu sei, mas usar meias na cama e aquecer os pés pode, na verdade, baixar sua temperatura corporal central e fazer você dormir mais rápido“, disse Drerup, diretora do Centro de Distúrbios do Sono da Cleveland Clinic.
Eis como isso acontece. Durante o dia, a temperatura central de um adulto típico sobe para entre 36,1 °C e 37,2 °C, com uma média de 37 °C — crianças com 10 anos ou menos podem ter temperatura um pouco mais baixa. Quando a noite se aproxima, a temperatura central começa a cair um ou dois graus, preparando o corpo para dormir.
Um processo chamado vasodilatação distal ajuda no resfriamento ao dilatar os vasos sanguíneos nas extremidades — principalmente mãos e pés — aumentando assim a perda de calor através da pele. À medida que a pele aquece, o centro do corpo esfria, e é aí que as meias quentinhas entram em ação.
“Ao aquecer seus pés, você está abrindo os vasos sanguíneos para ajudar a resfriar o resto do corpo”, disse Drerup. “Então, aumentar a circulação sanguínea para os pés resulta em uma temperatura central mais baixa”.
White noise, green noise: entenda como os ruídos sonoros atuam no cérebro Álcool não ajuda a dormir bem e aumenta a chance de roncar, explica médico Higiene do sono: Veja como adaptar a rotina para dormir melhor
De fato, um pequeno estudo publicado em 2018 descobriu que homens jovens que dormiam de meias adormeciam quase oito minutos mais rápido e dormiam 32 minutos a mais do que aqueles que não usavam, com menos despertares durante a noite.
Mantendo uma temperatura agradável
Não são apenas as meias. Especialistas em sono sugerem manter todo o quarto a aproximadamente 18,3 °C para manter sua temperatura central fresca durante a noite. Claro que isso pode variar, com alguns necessitando de um ambiente mais próximo de 15,6 °C e outros preferindo um mais quente a 21,1 °C.
Outra dica é tomar um banho morno (não quente) antes de dormir. O princípio é o mesmo, disse Drerup. “Se eu aumentar ligeiramente minha temperatura corporal central um pouco antes de dormir, então haverá uma queda maior quando ela baixar, e isso potencialmente ajuda a sentir sono”, explicou.
Esta dica pode não funcionar para todos. Em minha casa, sou viciada em meias felpudas e as uso religiosamente para dormir — se meus pezinhos estiverem minimamente frios, é impossível dormir. Meu marido, por outro lado, imediatamente tira as cobertas dos pés, preferindo o que eu vejo como dedos congelados.
Cada um com seu cada um, diz a especialista em sono Jennifer Mundt, professora associada de medicina familiar e preventiva da Universidade de Utah, que atende pacientes no Centro de Sono e Vigília da universidade.
“Se você usar meias na cama e sentir que seus pés estão muito quentes, pode tirá-las sem problemas”, disse Mundt. “É a mesma ideia com a temperatura do ambiente. As pessoas podem ficar muito fixadas em: ‘Ah, eu ouvi neste podcast ou neste livro que o quarto deve estar exatamente nesta temperatura’.”
“Não é bem assim que funciona”, acrescentou. “Use seu próprio julgamento sobre o que é confortável, porque nossos corpos são bons em nos dizer se estamos muito quentes ou muito frios”.
Higiene do sono: veja 7 dicas que vão te ajudar na hora de ir dormir