Close Menu

    Inscreva-se para novidades

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    ‘Intestino faminto’: estudo identifica tipo de obesidade que dobra efeito de ‘caneta emagrecedora’

    10 de Agosto, 2026

    Primeira vacina de RNA para gripe da história recebe aprovação para uso

    10 de Agosto, 2026

    Três fatores do estilo de vida na meia-idade são ligados a 13 anos a mais livres de Alzheimer na velhice

    10 de Agosto, 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Meio e Saúde
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Home
    • Notícias
    • Câncer de Mama
    • Câncer de Próstata
    • Covid19
    • Diabetes
    • Obesidade
    • Sobre Nós
    • Contato
    Meio e Saúde
    Home»Últimas»Ultraprocessados à base de plantas podem aumentar risco cardiovascular | Meio e Saúde Brasil
    Últimas

    Ultraprocessados à base de plantas podem aumentar risco cardiovascular | Meio e Saúde Brasil

    meioesaudeBy meioesaude12 de Junho, 2024Sem comentários4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit WhatsApp Email
    CNN Brasil
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email


    Diversos estudos já associaram alimentos ultraprocessados a diversos problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, metabólicas e obesidade. Agora, uma nova pesquisa liderada pela USP (Universidade de São Paulo) mostrou que mesmo os produtos de origem vegetal, mas que também são ultraprocessados, trazem riscos à saúde.

    O trabalho, publicado na revista científica Lancet Regional Health, mostrou que alimentos ultraprocessados à base de plantas podem representar um risco maior de doenças cardiovasculares em comparação com alimentos de origem vegetal menos processados.

    A pesquisa, que também envolveu pesquisadores do Imperial College London, do Reino Unido, utilizou dados de mais de 118 mil pessoas. O trabalho descobriu que a ingestão de ultraprocessados à base de plantas estava associada a um aumento de 7% no risco de doenças cardiovasculares, em comparação com a ingestão de alimentos não processados à base de plantas.

    O estudo também descobriu que todo o consumo de ultraprocessados, seja de origem animal ou de origem vegetal, estava associado a um maior risco de doenças cardiovasculares e de morte por essas doenças.

    Segundo os pesquisadores, as descobertas indicam que, embora ultraprocessados à base de plantas possam ser comercializados como alternativas saudáveis, eles podem estar associados a piores resultados de saúde.

    “Os alimentos frescos à base de plantas, como frutas e vegetais, grãos integrais e leguminosas, são conhecidos por terem importantes benefícios ambientais e de saúde. Embora os alimentos ultraprocessados ​​sejam frequentemente comercializados como alimentos saudáveis, este grande estudo mostra que os alimentos ultraprocessados ​​à base de plantas não parecem ter efeitos protetores para a saúde e estão associados a maus resultados de saúde”, afirma Eszter Vamos, co-autora do estudo e pesquisadora da Escola de Saúde Pública do Imperial College London.

    Entre os alimentos ultraprocessados à base de plantas estão salsichas, hambúrgueres e nuggets vegetais. Geralmente, eles são mais ricos em sal, gordura, açúcar do que alimentos naturais e contêm aditivos artificiais. Pesquisadores anteriores associaram os ultraprocessados a uma série de doenças como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer.

    “Apesar de serem de origem vegetal, esses alimentos podem contribuir para fatores de risco como dislipidemia e hipertensão devido à sua composição e métodos de processamento. Os aditivos alimentares e contaminantes industriais presentes nestes alimentos podem causar estresse oxidativo e inflamação, agravando ainda mais os riscos. Portanto, os nossos resultados apoiam a mudança para escolhas alimentares à base de plantas que consideram o grau de processamento para melhorar os resultados de saúde cardiovascular”, explica Fernanda Rauber, pesquisadora da USP e primeira autora do estudo.

    Como o estudo foi feito?

    Para chegar às conclusões, os pesquisadores usaram dados de 118 mil pessoas na Inglaterra, Escócia e País de Gales, que estavam registrados no UK Biobank. Esses dados foram vinculados aos registros hospitalares e de mortalidade para obtenção de informações sobre doenças cardiovasculares.

    Os participantes tiveram suas dietas analisadas durante, pelo menos, dois dias. A equipe, então, classificou os alimentos como ultraprocessados e não ultraprocessados (ou minimamente processados). Os grupos também foram divididos entre “alimentos à base de plantas” e “alimentos à base de animais”.

    Segundo a pesquisa, comer mais alimentos não processados foi associado a uma melhor saúde, e a substituição de alimentos ultraprocessados à base de plantas por alimentos naturais, pouco processados, esteve relacionado a um risco 7% menor de desenvolver doenças cardiovasculares e a um risco 15% menor de mortalidade associada a essas condições.

    O estudo também mostrou que melhorar a alimentação daqueles que consumiam ultraprocessados de origem animal poderia reduzir em 13% a mortalidade por todas as doenças cardiovasculares, com uma redução de 20% na mortalidade causada por doenças coronárias.

    “O estudo teve como objetivo preencher a lacuna nas evidências sobre o consumo de alimentos vegetais ultraprocessados ​​e seus impactos, principalmente quando se trata de doenças cardiovasculares. Pesquisas como essa são essenciais para orientar políticas públicas. Nesse caso, temos mais um forte argumento para incentivar a redução do consumo de alimentos ultraprocessados, sejam eles de origem animal ou vegetal”, afirma Renata Levy, professora da USP.

    Compartilhe:



    FONTE: Meio e Saúde

    aumentar base Brasil cardiovascular Meio plantas podem risco Saúde Ultraprocessados
    meioesaude
    • Website

    Relacionados

    Médicos que prescrevem ou aplicam ‘Mounjaro falsificado’ agora podem ser punidos

    7 de Agosto, 2026

    Um remédio centenário e acessível pode reduzir o risco de demência?

    1 de Agosto, 2026

    Câncer de mama: avanços com terapias eficazes e menos efeitos colaterais | Letra de Médico

    1 de Agosto, 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Não Perca
    Obesidade

    ‘Intestino faminto’: estudo identifica tipo de obesidade que dobra efeito de ‘caneta emagrecedora’

    By meioesaude10 de Agosto, 20260

    Ler Resumo Um estudo da Mayo Clinic sugere que o ‘intestino faminto’, um subtipo de…

    Primeira vacina de RNA para gripe da história recebe aprovação para uso

    10 de Agosto, 2026

    Três fatores do estilo de vida na meia-idade são ligados a 13 anos a mais livres de Alzheimer na velhice

    10 de Agosto, 2026

    A mudança de paradigma sobre a obesidade que ocorreu em apenas um ano | Letra de Médico

    7 de Agosto, 2026
    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    Últimas

    ‘Intestino faminto’: estudo identifica tipo de obesidade que dobra efeito de ‘caneta emagrecedora’

    10 de Agosto, 2026

    Primeira vacina de RNA para gripe da história recebe aprovação para uso

    10 de Agosto, 2026

    Três fatores do estilo de vida na meia-idade são ligados a 13 anos a mais livres de Alzheimer na velhice

    10 de Agosto, 2026

    A mudança de paradigma sobre a obesidade que ocorreu em apenas um ano | Letra de Médico

    7 de Agosto, 2026

    Inscreva-se

    Fique por dentro das atualizações

    Demo
    Meio e Saúde
    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.