O surto de infecções respiratórias na China, causado pelo metapneumovírus humano, tem gerado preocupações globais. No entanto, o Dr. Ralcyon Teixeira, diretor do Hospital Emílio Ribas, esclareceu em entrevista ao Meio e Saúde 360° que este vírus não é uma nova ameaça.
Segundo o especialista, “o metapneumovírus humano ele já está entre nós há muito tempo, a gente conhece ele desde há mais de 60 anos”. Teixeira explicou que o vírus foi identificado mundialmente em 2001 e no Brasil em 2004.
Virose no litoral paulista: confira cuidados para evitar doenças diarreicas Metapneumovírus: o que se sabe sobre doença viral em alta na China Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio Características e comportamento do vírus
O infectologista destacou que o metapneumovírus faz parte de um grupo de vírus responsáveis por causar resfriados comuns. “É um tipo de vírus que circula no mundo há muito tempo e que tem uma característica como os outros tipos, outros grupos dos vírus respiratórios de poder causar algum surto”, afirmou.
Teixeira ressaltou a importância de estar alerta para possíveis mutações virais, como ocorreu com outros patógenos respiratórios no passado. No entanto, ele tranquilizou ao dizer que “até o que a gente sabe nesse momento, parece algo que a gente já conhece”.
Avanços na identificação viral
O médico também mencionou os progressos nas técnicas de identificação viral, que permitem uma melhor compreensão e classificação dos diferentes tipos de vírus respiratórios. Esses avanços têm sido cruciais para o monitoramento e resposta rápida a surtos como o atual na China.
Os textos gerados por inteligência artificial na Meio e Saúde Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da Meio e Saúde. Clique aqui para saber mais.
FONTE: Meio e Saúde