Fatores externos, como secura, andar muito descalço e lixar o pé (a pele fica mais fina temporariamente), podem auxiliar no agravamento do quadro
As rachaduras nos pés são fissuras que geralmente acometem os calcanhares, podendo ser profundas e causar desconforto. Segundo a médica Juliana Walsh (CRM-SC 22.106 e RQE 12.960), a inflamação crônica do corpo altera o metabolismo celular e a capacidade de regeneração, causando alguns sintomas desagradáveis, dentre eles a rachadura nos pés.
Além da inflamação corporal, o que pode provocar as rachaduras é o ressecamento da pele e uso excessivo de sapatos abertos, banho muito quente, sobrepeso e obesidade, causando sobrecarga nos pés, micoses e doenças inflamatórias. Ademais, como aponta a especialista, as rachaduras podem estar relacionadas a doenças mais graves como o hipotireoidismo, diabetes, alergias graves e psoríase.
De acordo com Juliana, os cuidados que o paciente deve ter com as rachaduras envolvem, inicialmente, a mudança da alimentação, passando para uma dieta não inflamatória, retirando principalmente o açúcar, o glúten e derivados do leite.
“Aumentar a ingestão de água também ajuda na hidratação da pele. Evitar banhos excessivamente quentes. Hidratar diariamente a pele, principalmente antes de dormir, usar vaselina antes do creme hidratante. Reduzir a sobrecarga nos pés, evitar sapatos desconfortáveis e perder peso”, orienta. Conforme a médica, se essas mudanças não resolverem, o indivíduo deve procurar atendimento para investigar as causas e começar um tratamento específico para o problema.