Especialista elenca os benefícios e se existem restrições para suplementar
A médica Cíntia Machado explica que a inflamação é uma resposta natural do corpo humano para combater infecções, lesões ou irritações. No entanto, ela enfatiza que quando essa resposta se torna crônica, ela pode estar na raiz de diversos problemas de saúde, como doenças cardíacas, diabetes, artrite e até distúrbios autoimunes.
A especialista lembra que a suplementação anti-inflamatória pode ser uma grande aliada, pois certos suplementos oferecem compostos bioativos que ajudam a reduzir a inflamação no corpo, promovendo o equilíbrio e o bem-estar, além de ser uma ferramenta poderosa para quem busca mais qualidade de vida e saúde. “As pessoas devem sempre consultar um profissional antes de iniciar o uso, garantindo um plano seguro e eficaz para suas necessidades específicas”, orienta. A seguir, Cíntia lista os principais:
Ômega-3
A médica afirma que é um ácido graxo essencial encontrado em peixes como salmão e sardinha, além de suplementos. É conhecido por ser um dos anti-inflamatórios naturais mais eficazes, ajudando a “acalmar” a inflamação ao diminuir substâncias chamadas mediadores inflamatórios, produzidas quando o corpo está sob ataque. Com isso, promove a saúde do coração, melhora a função cerebral e reduz dores nas articulações.
Cúrcuma
A cúrcuma, usada como tempero há séculos, contém um composto poderoso chamado curcumina. A especialista aponta que a cúrcuma reduz a produção de substâncias inflamatórias no corpo e tem um efeito antioxidante que protege nossas células contra danos. É útil para aliviar dores articulares e melhorar o funcionamento digestivo.
Quercetina
Este flavonoide tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, sendo encontrado em frutas e vegetais. Cíntia diz que a quercetina é como um “escudo” protetor para as células e diminui a liberação de substâncias que desencadeiam inflamação. Além disso, ajuda a aliviar sintomas alérgicos, como coceira e espirros, devido ao seu efeito anti-histamínico natural.
N-Acetil-Cisteína (NAC)
O NAC é um precursor de um dos antioxidantes mais importantes do corpo, a glutationa. Ao aumentar os níveis dessa substância, o NAC combate o estresse oxidativo e reduz a inflamação. “Ele também desempenha um papel importante na proteção do fígado e na saúde respiratória, auxiliando a “limpar” toxinas e a diminuir a inflamação das vias aéreas”, aponta.
Resveratrol
De acordo com a médica, é encontrado em uvas e alguns vegetais, sendo um composto com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ele atua no nível celular, reduzindo a produção de substâncias inflamatórias e promovendo a proteção contra o envelhecimento precoce. Além disso, melhora a saúde do coração e pode ajudar no controle do açúcar no sangue.